Dislexia

DIAGNÓSTICO DA DISCALCULIA

Importância de um Diagnóstico Precoce

Para além das limitações ao nível da habilidade matemática, a discalculia afeta muitas vezes a auto-imagem e a auto-estima da pessoa que a apresenta. Sendo uma dificuldade de aprendizagem permanente, uma vez diagnosticada vai acompanhar a pessoa durante toda a sua vida. Crianças com discalculia podem acabar por se sentir menos inteligentes e menos capazes do que na realidade são. O desgaste de repetidas situações de stress relacionadas com problemas escolares resultam muitas vezes numa crescente desmotivação em prosseguir os estudos.

Para evitar esta espiral negativa, o diagnóstico e intervenção precoces fazem toda a diferença na qualidade de vida da criança. Para isso, é fundamental que pais e educadores estejam atentos a determinados sinais de alerta na criança, tais como: menor habilidade para contar e agrupar brinquedos por tipo/tamanho, para compreender a passagem do tempo (minutos, horas, dias), para estimar distâncias entre objectos e lugares, assim como menor curiosidade para participar em jogos que impliquem contagens, classificações e estratégia.

Tudo isto são elementos que podem dar pistas a pais e educadores sobre a forma como a criança se organiza neste mundo de quantidades e comparações que é o mundo da matemática. Uma boa comunicação entre pais, professores e técnicos especializados é determinante para identificar estes sinais e despistar a discalculia ou outras perturbações de desenvolvimento em idade precoce.

Uma vez diagnosticada a discalculia, torna-se possível implementar desde cedo estratégias de desenvolvimento das capacidades da criança. Quanto mais cedo for feita a intervenção, mais hipóteses a criança terá de melhorar as suas funções do raciocínio lógico-matemático, devido à maior “plasticidade” do cérebro infantil em comparação com o cérebro adulto.

O mesmo tipo de intervenção pode ser aplicado em adultos com discalculia, trazendo melhorias significativas na habilidade matemática e na precisão do raciocínio lógico-matemático destas pessoas. Contudo, devido à menor plasticidade do cérebro adulto, o grau de motivação da pessoa em superar estas dificuldades é absolutamente determinante para o sucesso da terapêutica.




Rua Dr. José Joaquim de Almeida nº808
2775-595 Carcavelos

© 2017 - SEI - Centro de Desenvolvimento e Aprendizagem

O SEI conta com uma equipa especializada na avaliação e intervenção junto a crianças e indivíduos com discalculia.

Para além dos serviços de avaliação e de consultas de intervenção, proporciona um serviço gratuito de esclarecimento de dúvidas e de aconselhamento a pais.

Pergunte Agora

PARTILHAR NA REDE:
Siga-nos no:

Site desenvolvido por FOUND