Na base da discalculia estão dois principais tipos de limitações: de natureza visuo-espacial, através das quais a criança tem dificuldade em processar aquilo que os seus olhos vêem; e de natureza linguística, através das quais a criança tem dificuldade em processar e compreender aquilo que ouve. Daqui resulta uma grande variedade de dificuldades ao nível da matemática, cujos efeitos podem variar de pessoa para pessoa, assim como ao longo das diferentes etapas da vida de cada pessoa.
Existem seis tipos principais de discalculia, com sintomas específicos de desempenho ao nível do sentido do número, da realização de operações matemáticas e da resolução de problemas. Os sintomas podem ocorrer individual ou conjuntamente:
A criança tem dificuldades em compreender os conceitos matemáticos quando estes são apresentados oralmente, em nomear as quantidades e os números, e em utilizar o vocabulário e os símbolos matemáticos.
A criança tem dificuldades em enumerar, comparar e quantificar objetos reais e/ou ilustrados.
A criança tem dificuldades em ler números e/ou símbolos matemáticos.
A criança tem dificuldades em escrever símbolos matemáticos, isto é, apresenta sérias limitações em copiar números e/ou em escrever números ditados.
A criança tem dificuldades em fazer cálculos mentais, bem como em compreender os conceitos matemáticos e a relação entre os números (por exemplo, identificar se um número é maior do que o outro).
A criança tem dificuldades em realizar as operações matemáticas.
O SEI conta com uma equipa especializada na avaliação e intervenção junto a crianças e indivíduos com discalculia.
Para além dos serviços de avaliação e de consultas de intervenção, proporciona um serviço gratuito de esclarecimento de dúvidas e de aconselhamento a pais.