Dislexia

COMO TRATAR A DISCALCULIA

Reeducação da Discalculia em crianças e jovens

Sempre que crianças ou jovens revelem alguns dos sinais de alerta relacionados com a discalculia, pais e professores devem procurar fazer uma avaliação mais detalhada junto de técnicos especializados, dado que o sucesso da intervenção será tanto maior quanto mais cedo forem detetadas e intervencionadas estas situações.

O diagnóstico e a intervenção na discalculia são realizados por psicopedagogos e psicólogos educacionais, que devem trabalhar em estreita colaboração com a família e com os professores da criança. A avaliação consiste geralmente numa entrevista inicial aos pais, seguida de quatro sessões com a criança e de uma entrevista aos seus professores.

Os programas de intervenção mais eficazes no tratamento da discalculia consistem numa a duas sessões por semana, durante as quais as funções cognitivas e a capacidade de pensar da criança são estimuladas nas suas diferentes componentes sensoriais, com particular enfoque nas áreas do cérebro responsáveis pelo raciocínio lógico-matemático (estimulação cognitiva multissensorial).

O que é avaliado?

Dependendo dos casos, são aplicadas atividades em que são estimuladas e otimizadas diversas competências da criança. Contudo, antes de se iniciar a devida intervenção avalia-se, nomeadamente:

a familiariedade da criança com a noção de número, a sua leitura e escrita, assim como noções básicas da matemática, entre as quais a comparação (noção de maior/menor) e a ordenação numérica;
a sua capacidade de compreender e realizar as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão;
a sua capacidade de estabelecer analogias lógico-matemáticas (necessárias para agilizar o raciocínio lógico-matemático) , e de desenvolver o raciocínio duplo (necessário para manipular mais do que uma informação em simultâneo) e o raciocínio simbólico-abstrato (necessário para realizar operações matemáticas mais complexas).

A reeducação e o treino destas aptidões baseia-se em atividades profundamente estruturadas e sistematizadas, assim como na implementação de atividades lúdico-pedagógicas. É fundamental que o técnico mantenha uma comunicação estreita com os professores e com os pais da criança, de forma a conciliar as estratégias educativas utilizadas.




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O SEI conta com uma equipa especializada na avaliação e intervenção junto a crianças e indivíduos com discalculia.

Para além dos serviços de avaliação e de consultas de intervenção, proporciona um serviço gratuito de esclarecimento de dúvidas e de aconselhamento a pais.

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