Discalculia é uma dificuldade de aprendizagem, também conhecida como Perturbação Específica do Cálculo. Acontece como resultado de uma desordem nos sistemas de processamento do raciocínio lógico-matemático, que torna mais dificil processar e compreender o significado dos números, assim como o cálculo e a resolução de problemas matemáticos.
Geralmente, a discalculia é detetada no início da escolaridade. Se não for acompanhada com uma intervenção adequada pode colocar sérios entraves ao sucesso escolar e à progressão académica da criança. No entanto, através da implementação de estratégias de aprendizagem alternativas e de um treino especifico, as dificuldades no processamento matemático em crianças com discalculia podem ser muito atenuadas.
Mesmo sendo uma dificuldade de aprendizagem relativamente frequente, é importante referir que a discalculia não é uma deficiência, uma vez que não está associada a qualquer diminuição cognitiva ou sensorial do cérebro. Do mesmo modo, a discalculia não resulta de pouca estimulação escolar ou de falta de motivação da criança para estudar e aprender. No entanto, à semelhança do que acontece com outras dificuldades de aprendizagem específicas (por exemplo, a Dislexia), a pessoa com discalculia terá necessariamente um percurso mais desafiante para conseguir os mesmos desempenhos que uma pessoa sem discalculia, não só no percurso escolar e académico, mas também na sua vida quotidiana.
A habilidade matemática é uma função cognitiva complexa que começa a desenvolver-se cedo na vida da criança, mesmo antes do início da escolaridade. Na sua essência está a capacidade de conceptualizar os números como um conceito abstrato de quantidades comparáveis. É esta complexa abstração que está na origem do sentido do número, o qual pode definir-se como a capacidade de quantificar quaisquer elementos em nosso redor.
Ao longo do seu desenvolvimento a criança vai compreendendo, de forma intuitiva, o significado dos números, a sua magnitude, as relações entre os números e a forma como estes são afetados por operações (soma, subtracção, multiplicação, divisão). Esta aquisição é feita de forma lenta e gradual, através de uma grande diversidade de experiências quotidianas que criança vai vivenciando em casa e na escola.
Crianças com discalculia apresentam limitações na habilidade matemática que resultam de dificuldades no sentido do número. Tipicamente, estas crianças têm dificuldade em ler e memorizar números, assim como em contar objectos e organizá-los por tamanho.
Importa realçar que cada pessoa aprende ao seu ritmo e à sua maneira. Mesmo que algumas crianças demorem mais tempo nos seus exercícios escolares, isso não significa que sofram necessariamente de discalculia ou outras dificuldades de aprendizagem. É preciso encontrar os métodos de estudo e aprendizagem que funcionam melhor com cada criança e, em caso de dificuldades mais pronunciadas, consultar um especialista.
O SEI conta com uma equipa especializada na avaliação e intervenção junto a crianças e indivíduos com discalculia.
Para além dos serviços de avaliação e de consultas de intervenção, proporciona um serviço gratuito de esclarecimento de dúvidas e de aconselhamento a pais.